Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NA UFAM
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

TRANSIÇÃO ENERGÉTICA NA UFAM

  • Publicado: Domingo, 28 de Julho de 2024, 23h00
  • Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2024, 10h50
  • Acessos: 1066

A humanidade já vivenciou o processo de transição energética em outros momentos, quando a lenha foi substituída pelo carvão mineral e, posteriormente, quando este foi substituído pelo petróleo. As mudanças climáticas estão dando o tom da transição energética hoje vivenciada em todo nosso planeta, levando à busca de soluções para substituir os combustíveis fósseis pelas fontes renováveis de energia. No entanto, é preciso destacar que diferentemente das outras transições energéticas, cujo objetivo estava centrado, fundamentalmente, na substituição da fonte energética, na atualidade a mudança para as fontes renováveis de energia deve fazer-se acompanhar de outros objetivos denominados de 5D's da transição energética, quais sejam: Descarbonização de cadeias produtivas; Descentralização de geração de energia; Democratização do acesso à energia elétrica; Digitalização dos sistemas energéticos e; Desenho de mercado (novos modelos de negócios). Esses objetivos, preferencialmente, devem estar associados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). Assim, cada país, estado, município, instituições, empresas privadas e públicas, bem como, todos os indivíduos, devem se envolver e se comprometer com esse processo.

O Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico – CDEAM, órgão suplementar da UFAM, atento a essa questão, apresentou à sociedade as Diretrizes para elaboração do Plano de Transição Energética da UFAM – Plano TEN. As Diretrizes foram apresentadas na 26a reunião do Fórum Permanente de Energia – FPE/UFAM realizada no dia 19 de julho de 2024. O objetivo ao apresentar as diretrizes é assegurar a participação da sociedade no processo de construção e implementação do referido Plano. De acordo com o diretor do CDEAM, Prof. Dr. Rubem Cesar, essa iniciativa é pioneira no contexto das universidades brasileiras e espera-se que sirva de modelo para outros agentes públicos e privados. O Plano TEN, que consiste em uma ação no âmbito do Programa de Gestão Energética Institucional da UFAM aprovado pelo CONSUNI em fevereiro deste ano, estará alicerçado em dez pilares, quais sejam: Governança, Eficiência Energética, Inserção de Recursos Energéticos Distribuídos, Capacitação e Formação de Recursos Humanos; Incentivo ao Empreendedorismo; Descarbonização dos meios de transporte; Digitalização (cidades inteligentes); Desenvolvimento Tecnológico; Gestão da Informação e Transferência de Resultados. As Diretrizes do Plano TEN serão submetidas para apreciação do Comitê de Energia da UFAM – CE/UFAM, que se encontra em fase de estruturação com seu Regimento Interno aprovado pelo CONSAD no dia 11 de julho de 2024. Caberá ao CE/UFAM, sob a presidência do CDEAM, aprovar as diretrizes e trabalhar na elaboração do Plano TEN.

Apesar do processo ainda está em curso, foi apresentado na reunião do FPE/UFAM o primeiro resultado, qual seja, o Boletim de Acompanhamento das Emissões de Gases de Efeito Estufa por Fontes Energéticas da UFAM. Em seu primeiro número e primeira versão, o Boletim conta com informações de emissões decorrentes do uso somente de eletricidade do campus Manaus e de outras unidades consumidoras da capital e interior, sobre as quais havia disponibilidade de informações sobre o consumo de eletricidade. De acordo com o Prof. Rubem, a expectativa é publicar a segunda versão do primeiro número do Boletim nos próximos meses dado que informações complementares estão sendo providenciadas pela Prefeitura do Campus, a qual apoia essa ação. Além disso, o diretor do CDEAM destacou que nos próximos números do Boletim constarão informações sobre energéticos, tais como: gás de cozinha e combustíveis fósseis utilizados pela frota de veículos da UFAM. A princípio, a publicação do Boletim deverá ser semestral. O diretor do CDEAM assim se pronunciou acerca das ações em curso: A UFAM, na área energética, está mais uma vez sendo pioneira em iniciativas de grande interesse da sociedade, agindo de forma estruturante na medida em que busca estabelecer uma governança sólida e competente e, assim, assegurar perenidade para suas ações; além de ser exemplar, dado que tais ações são passíveis de serem replicadas na sociedade em geral. A temática energética precisa ser conduzida com competência e responsabilidade para que a UFAM e toda a sociedade possam colher os melhores frutos e o CDEAM trabalha diuturnamente para isso.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página