CDEAM AMPLIA SEU CREDENCIAMENTO PARA AÇÕES DE PD&I NO SETOR ENERGÉTICO
CDEAM AMPLIA SEU CREDENCIAMENTO PARA AÇÕES DE PD&I NO SETOR ENERGÉTICO
A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) publicou no Diário Oficial da União do dia 03 de abril de 2024 a aprovação da ampliação do credenciamento do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM) para atuar em atividades de PD&I.
O credenciamento é um processo obrigatório onde o interessado deve apresentar os recursos humanos e a infraestrutura para atuar em áreas, temas e subtemas definidos pela ANP. No quadro a seguir consta o escopo do credenciamento do CDEAM. Vale ressaltar que no Amazonas, com exceção da área "Temas Transversais", apenas o CDEAM tem o credenciamento nas demais áreas, dentre as quais se destacam: energia solar fotovoltaica, hidrogênio, outras fontes de energia e eficiência energética. E na região Norte apenas o CDEAM tem credenciamento nas áreas de Abastecimento, Gás Natural e Regulação.
A coordenadora de Projetos e Captação de Recursos do CDEAM, Enga. Márcia Sardinha, assim se refere a esta conquista: “Para o primeiro credenciamento, que ocorreu em 2015, o CDEAM contou exclusivamente com sua infraestrutura e um histórico de dezenas de projetos de PD&I executados, principalmente, nas áreas de fontes renováveis de energia e eficiência energética. Para o segundo credenciamento foi agregada a parceria com pesquisadores e laboratórios de vários cursos da Faculdade de Tecnologia e, também, a equipe e o Laboratório de Geologia Sedimentar - AMAZONSED do Instituto de Ciências Exatas. Nesse novo momento, soma-se a essa parceria interinstitucional, docentes e infraestrutura laboratorial do curso de Geologia”.
O Diretor do CDEAM, prof. Rubem Cesar, destaca a importância do credenciamento assim se manifestando: “O credenciamento significa mais do que uma permissão da ANP para podermos desenvolver projetos de PD&I para empresas do setor de petróleo, gás e biocombustíveis no escopo do regramento desta agência; significa, antes de tudo, o reconhecimento da competência do CDEAM para atuar na área de energia, fruto de uma história de realização de dezenas de projetos de PD&I. Essa é mais uma conquista no ano em que o CDEAM completa 20 anos de sua criação”.
O prof. Rubem Cesar, destaca que o Conselho Universitário aprovou, em 28 de fevereiro de 2024, o Programa de Gestão Energética Institucional (PGEI) que está sendo conduzido pelo CDEAM e, nesse particular, a comunidade universitária, tomando como referência o credenciamento junto à ANP, tem a segurança que o PGEI será conduzido por uma equipe capacitada, experiente e que atua de forma interdisciplinar respeitando as competências de unidades acadêmicas e órgãos suplementares para obter resultados que colocarão a UFAM como referência nacional e internacional na área energética.