A Comparative Study of Two Different Management Models of Renewable Energy Supply Systems for Remote Communities of the Amazon Region

In this paper, a proposed methodology for the management of renewable energy applications for electrification of rural and remote communities of the Brazilian Amazon Region is presented. The main focus is the investigation of different management approaches.

Neste trabalho, uma proposta de metodologia para a gestão de aplicações de energia renováveis para a eletrificação de comunidades rurais e remotas da Amazônia brasileira é apresentada. O foco principal é a investigação de abordagens de gerenciamento diferentes.

Download: renewable_energy.pdf

A Sustainable and Commercial Approach to Deliver Photovoltaic – Based Energy Supply for Rural and Remote Areas of the Amazon Region - The Ribeirinhas Project

A description  of the  approach  taken  to  develop  and  implement  institutional  structures  for  specifying,  installing and maintaining PV-systems applications in rural and remote communities located at the margins of rivers in the Amazon State of  Brazil.

Descrição da abordagem feita para desenvolvimento e implementação de estruturas institucionais para especificação, instalação e manutenção  de sistemas fotovoltaicos em comunidades rurais e remotas localizadas as margens dos rios, no estado do Amazonas

Download: deliver_photovoltaic.pdf

Aproveitamento de Resíduos da Mandioca para Geração de Energia Elétrica

O objetivo da pesquisa consistiu em identificar e cultivar, dentre os tipos de mandioca, a mais apropriada para utilização energética de sua parte aérea, avaliando-se o custo de geração de energia elétrica. Considerando que a mandioca é cultivada amplamente em todo Estado, sendo uma das culturas que mais se destaca pelo seu volume de produção, o uso da parte aérea em processo de gaseificação representa uma grande oportunidade para suprir as necessidades energéticas de comunidades isoladas.

Download: resumo_ mandioca.pdf

Avaliação de Ações de Eficiência Energética na Universidade Federal do Amazonas

Apresentação dos resultados parciais da implantação de um sistema de gestão energética da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), desenvolvido pelo Centro de Desenvolvimento Energético Amazônico (CDEAM).

Download: avalefic.pdf

Avaliação do Desempenho do Motor de Combustão Interna de Pequeno Porte com Misturas Óleo Diesel – Óleo de Dendê

Avaliação do desempenho do motor de combustão interna Cummins 4B-3.9 1 de máxima potência 75 hp (56.6 kW) para a geração de eletricidade de pequeno porte utilizando uma mistura entre o tradicional óleo diesel e o alternativo óleo de dendê.

Download: oleo_dende.pdf